Xadrez Escolar Rondônia

Obrigatório no Ensino Fundamental e Médio

 

A Lei 6.166/2025 é a legislação do Estado de Rondônia tornou obrigatória a promoção e o incentivo do xadrez nas escolas de ensino fundamental e médio no Estado de Rondônia. Sancionada em 23 de setembro de 2025, a lei visa estimular o raciocínio lógico e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes por meio de aulas, torneios e materiais didáticos.

 

A Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (FRXE) é única filiada à Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) no estado de Rondônia. A FRXE possui capacidade técnica e condições para gerir o xadrez escolar no estado de Rondônia e tem como objetivo promover a PROFORMAÇÃO de professores com capacidade de organizar e ministrar aulas de xadrez nas escolas em todo o território do estado de Rondônia.

 

Material Didático:

Material importante, exclusivo para alunos iniciantes, o passo a passo no tabuleiro, as peças e os movimentos, com exercícios.

 

A Federação entregará na escola onde o aluno esteja matriculado.

Valor R$ 120,00 é uma taxa de contribuição. Pagamento via PIX: 69999722294

Preencher o formulário para cadastro:

É necessário preencher todos os quadros, no quadro instituição preencher com o nome da escola que estuda.

 

    Informaremos via whatsapp a confirmação do seu cadastro em até 48 horas, passando esse

    período solicitamos fazer contato via (69) 9 9972 2294

 

O xadrez

 

Benefícios: A prática do XADREZ estimula o raciocínio lógico, concentração, memória, planejamento e tomada de decisões, além de promover o respeito, a ética e a resiliência através do aprendizado com vitórias e derrotas. Ele também pode ser integrado a outras disciplinas como Matemática, Artes, História e Geografia, servindo como um suporte pedagógico valioso no ambiente escolar.

 

No Estado de Rondônia: a Lei nº 6.166, de 23 de setembro de 2025, dispões que é obrigatório o incentivo do Xadrez no ensino fundamental e médio em todo o território rondoniense.

 

------------------------

 

História

 

O xadrez

 

Origem indiana: O jogo precursor, chaturanga, significava "os quatro elementos de um exército" e surgiu na Índia no século VI.

 

O xadrez chegou à Europa através da Espanha e da Itália. Na Europa, as regras foram refinadas, e as peças começaram a adquirir os movimentos que reconhecemos hoje.

 

Xadrez nas escolas

No Brasil, o xadrez começou a ser incluído nas escolas de forma mais sistemática na segunda metade do século XX.

 

Outros estados brasileiros

 

PR: Projeto no Paraná: Um projeto piloto na década de 1980 em Curitiba se tornou um marco, levando o xadrez para centenas de escolas no estado e mostrando seu potencial pedagógico.

 

SC: O xadrez escolar em Santa Catarina tem forte presença em eventos como o Campeonato Pan-Americano Escolar 2025 em Florianópolis e o Circuito Escolar de Xadrez na Grande Florianópolis.

 

RS: O xadrez escolar no Rio Grande do Sul (RS) é incentivado através de competições como os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e a inclusão do esporte como ferramenta pedagógica em muitas escolas.

 

SP: "Xadrez Movimento Educativo" refere-se ao uso do xadrez como uma ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades cognitivas e sociais em estudantes.

 

MG: escola do Centro-Oeste mineiro vem apostando no jogo de tabuleiro mais famoso do mundo para desenvolver as habilidades dos estudantes locais. Na Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste de Minas, o xadrez entrou de vez no currículo.